Dicas Maravilhosas
São Paulo, 17 de Junho de 2019

1934dicas.jpg


Inverno pede cuidados com a alimentação.

Confira as dicas

 
 
No Inverno, é comum sentirmos vontade de comidas quentes e mais elaboradas, como chocolates quentes, fondue, sopas, caldos e massas com molhos mais calóricos. Isso porque durante essa estação, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável.
Precisamos nos atentar mais ainda à nossa alimentação, devido ao possível ganho de peso, optando por refeições mais saudáveis, verduras, legumes e frutas. E é justamente por este motivo que, nos dias mais frios do ano, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação.
Nesse período, são frequentes gripes e resfriados, uma vez que o sistema imunológico fica mais frágil, por isso, é importante que não falte na nossa alimentação vitamina C e zinco, que ajudam a fortalecer a imunidade. A vitamina C é encontrada, principalmente, em frutas, como laranja, limão, acerola, abacaxi, maracujá, kiwi, goiaba e mexericas; já o zinco, no arroz integral, carnes, castanhas, semente de abóbora, amaranto, quinoa, chia e nozes.
Outra boa dica seria fazer substituições nas preparações típicas do Inverno, a fim de torná-las mais saudáveis e menos calóricas. Por exemplo, no preparo de chocolate quente, dê preferência ao leite desnatado e ao cacau em pó ou achocolatado diet, que não têm adição de açúcar. Quando for preparar sopas e fondue de chocolate, substitua o creme de leite por leite.
O consumo de água é importante também nos dias mais frios. Mesmo não tendo a sensação de sede, devemos ingerir líquidos para o funcionamento adequado dos rins, bexiga e do intestino, regular a temperatura corpórea, auxiliar na digestão, absorção e circulação, ajudar a eliminar toxinas, lubrificar as articulações e evitar a desidratação. Outras opções para aumentar a ingestão de líquidos são os chás,  água de coco, sucos naturais, de preferência sem adição de açúcar.
Embora no Inverno, normalmente, diminua a motivação para a prática de atividade física, é essencial a sua continuidade, por auxiliar na prevenção de doenças, para a manutenção do peso e para a melhoria da qualidade de vida.
Veja algumas dicas para uma alimentação mais saudável durante o frio.
 
Sopas
Frio e sopa é uma ótima combinação, porém devemos ter atenção à composição e tamanho das porções consumidas.
•    Substituir a salada com proteína grelhada por uma sopa composta por verduras, proteínas, legumes e temperos naturais pode ser uma opção saudável para os jantares de Inverno.
•    Preparações compostas por creme de leite, macarrão e queijos gordurosos devem ser evitadas devido à maior oferta calórica.
•    Dê preferência a preparações com verduras, proteínas magras e legumes, como chuchu e abobrinha.
•    Se preferir uma opção com maior oferta proteica, acrescente uma proteína de origem vegetal, como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha ou proteínas de origem animal.
Chás
Além da sensação de prazer e relaxamento, o consumo regular de chás pode ter efeitos positivos no organismo, devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis.
•    Apesar de naturais, os chás devem ser consumidos com moderação, pois o excesso de algumas substâncias pode causar efeitos colaterais.
•    Atualmente existe uma variedade enorme de chás indicados para vários objetivos, como por exemplos os chás que acalmam (maracujá, melissa, hortelã) e os estimulantes (chá mate, chá preto e chá verde).
Chocolate quente
O cacau possui efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, proporcionando uma sensação de prazer e satisfação e também ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias.
•    Existem no mercado muitas variações de chocolate. A opção mais saudável para o consumo é o chocolate com concentração acima de 70% de cacau.
•    Apesar dos efeitos benéficos que o cacau apresenta, não devemos esquecer que o chocolate geralmente possui açúcar em sua composição, o que aumenta muito seu valor calórico.
•    Para preparar um chocolate quente mais saudável e menos calórico, utilize chocolate com concentração de cacau superior a 70% e leite desnatado.
Fondues
Criado na Suíça o fondue atualmente é sinônimo de comida refinada, prazer e celebração, presente nas reuniões e jantares no Inverno.
•    A variedade na composição deste prato é bem grande, podendo ser preparado com diferentes tipos de queijos, chocolate e/ou caramelo, acompanhados de carnes, pães, frutas e doces.
•    Para não esquecer a alimentação saudável é importante fazer uma triagem dos ingredientes consumidos, por exemplo, trocar as carnes gordas por cortes mais magros, acompanhados de legumes e molhos à base de queijos magros.
•    Para a sobremesa, fondue de chocolate com 70% cacau, acompanhado de frutas, evitando os doces.

 

 


Alessandro Ferro
Álvaro Camilo
Celso Fernandes
Celso Russomanno
Cloves Reis
Danielle Curia
Fernando Jorge
Lair Ribeiro
Mario Covas Neto
Ovadia Saadia
Padre Ezequiel Dal Pozzo
Paiva Netto
Paulo Panayotis
Roberto Maia
Salani
Vito Zanella
Zilda Brandão